Blog

Como superar o luto?

O luto é um sentimento que envolve a dor da perda de algo ou alguém que amamos, de variadas formas que não só a morte, e este sentimento reage em cada um de nós de forma e em períodos diferentes.

Portanto, entender como superar o luto, encarando a morte e os seus questionamentos de frente é uma etapa essencial para compreender que o ciclo da vida deve ser respeitado, ao mesmo tempo em que você deve trabalhar seus sentimentos de tristeza até que eles se tornem superação.

O que é o luto?
Para entender como superar o luto, primeiro vamos entender o que ele é, começando pela origem da palavra, que vem do latim “luctus” que representa o sentimento de pesar e dor, muito presente neste período.

O luto nada mais é do que viver com a ausência causada por uma perda, seja de um ente querido, um animal de estimação ou causas como um grande prejuízo financeiro, a descoberta de uma doença ou a demissão de um emprego. Em suma, como superar o luto diz respeito a superar o que ficou no passado.


Como lidar com o processo de luto?
A parte mais importante a ser compreendida é que o luto é um processo totalmente individual, afinal, cada um tem a sua própria maneira de lidar com a dor de uma perda, mesmo que uma mesma situação de luto seja em comum para mais de uma pessoa.

É por isso que esperamos das pessoas as reações e sentimentos mais comuns como o choro, a raiva e a incompreensão, mas também presenciamos quem encontra como superar o luto de maneira silenciosa e introspectiva.

Assim, é possível compreender que não existe um padrão para demonstrar os sentimentos de luto. Não existe o certo, não existe o errado e sobretudo, não deve existir a vergonha dos sentimentos. Tudo depende da capacidade emocional individual para lidar com situações mais complicadas durante a vida.


Como o luto se manifesta?
A principal preocupação com o luto é o grau com que ele pode atingir a saúde mental das pessoas, por se manifestar como um sofrimento emocional e físico.

Alguns dos sentimentos e emoções presentes durante a fase do luto são a tristeza, o estresse, o choque da perda, a ansiedade, a culpa, a raiva e o medo.

Já alguns sintomas físicos causados pelo luto são a fadiga, a palpitação, o surgimento de probelmas digestivos, a baixa na imunidade, perda ou ganho excessivo de peso, sudorese, náusea, dores, insônia e doenças que costumam aparecer após um período de estresse intenso.


Mas afinal, como superar o luto?

O primeiro passo é compreendê-lo mais a fundo, entendendo que o luto ocorre por etapas. Em cada caso, as etapas podem ter um nível de importância diferente, mas, na maioria das vezes, todos nós passamos por elas.

As etapas do luto são:

    • A negação, que ocorre como um mecanismo de defesa, após um momento de grande impacto, como a perda de alguém.

    • A raiva, um momento de irracionalidade, que por um momento sobrepõe os outros sentimentos com o objetivo de mascarar a dor com rebeldia;

    • A negociação, fase em que procuramos formas de sair da situação a partir de desfechos alternativos, na maioria das vezes impossíveis de acontecer;

    • A depressão, que ocorre quando entendemos que a vida não voltará a ser como era antes. Nesta fase temos o sentimento de desânimo, desinteresse e um grande vazio;

    • E por fim, a aceitação, que é a fase onde passamos a aceitar a nova realidade, mesmo que você não se sinta bem pela perda, que é totalmente aceitável.

Compreendendo que essas são as fases do luto, é mais fácil compreender também como você se sente no momento, filtrando as suas principais dores e as questões que você não consegue resolver sozinho.

A melhor maneira de lidar com o luto é pedindo ajuda e tendo pessoas por perto que podem ajudar a enxergarmos o lado bom da vida.

Portanto, se você está buscando meios de como superar o luto, a parte mais importante é trabalhar os seus sentimentos de uma forma saudável, trabalhando a mente dia a dia para superar esta fase da melhor maneira. Alguns exercícios que você pode praticar são:

    • Dar um tempo a si mesmo e seus sentimentos;
    • Ao invés de ignorar a dor, aceitar que o luto é um processo;
    • Passe um tempo com sua família e pessoas queridas;
    • Aprenda a desabafar, como forma de externalizar a sua dor.
    • Faça algo pelo qual você tem prazer e te ajude a canalizar essas emoções;
    • Cuide do seu corpo fazendo exercícios, dormindo direito e se alimentando bem.

Ao perceber que a dor do luto é algo que está se tornando um impasse em sua vida, é importante a ajuda por uma busca profissional, pois o luto é um sentimento comum, mas que tem início, meio e deve ter um fim. Portanto, atente-se a sintomas de não superação, como uma saudade muito intensa, a permanência no estado de negação, a rejeição a fatores que lembram a perda e principalmente, a sensação de que a sua vida não tem sentido.   


Uma boa conversa pode te ajudar!

Se você busca formas de como superar o luto, mas, se sente inseguro para compartilhar seus sentimentos com alguém, fale com a gente!

Ao lado direito da sua tela você encontra nosso chat, onde você pode entrar em contato e nos contar o seu problema sem medo e preocupação! Estamos aqui para oferecer um ombro amigo, mesmo que virtualmente, auxiliando você a pensar sobre o melhor caminho para superar a sua perda através de uma palavra amiga.