Blog

Quando eu devo procurar ajuda psicológica?

É fato que em certo momento da vida alguns problemas parecem ser mais desafiadores que outros, podendo nos levar a um estado de negatividade e depressão. Neste momento, muitas pessoas até compreendem a necessidade de quando procurar um psicólogo, mas ao mesmo tempo desistem da procura por alguns motivos que vão do medo de compartilhar os seus problemas até mesmo pela vergonha do que outras pessoas irão achar.

Um grande tabu acerca das doenças mentais são os pré-julgamentos que existem num senso comum: para a sociedade, quem precisa cuidar da cabeça são as pessoas “loucas”. Mas esta definição não passa de um termo pejorativo, que equivale qualquer tipo de doença mental a um nível extremo de distúrbio, assim como representações de personagens em filmes e televisão.

Este pensamento gera ainda mais questões sobre o papel da terapia, criando dúvidas a seu respeito e confundindo a real intenção do papel do terapeuta. Mas, se você chegou até aqui e quer saber quando procurar um psicólogo, leia o artigo até o fim.

Qual é a definição de terapia?
As diversas vertentes da terapia podem ser definidas como um processo que ocorre de forma individualizada entre o paciente e o psicólogo, que a partir de conversas frequentes (as sessões), vão encontrar soluções para o sofrimento ou desafio que está presente na vida do paciente.

Uma das razões pela qual você deve identificar quando procurar um psicólogo, é que a terapia preserva a sua segurança, permitindo que você expresse livremente os seus sentimentos, se sentindo confortável para falar sobre os assuntos mais difíceis da sua vida, sejam eles uma situação do presente ou traumas do passado.

O papel da terapia é auxiliar minimizando os sintomas dos transtornos mentais, que podem levar a alterações nas condições da sua saúde física, por isso o papel do terapeuta é de extrema importância para ajudar com as suas emoções enquanto você supera uma situação ruim.

Quando procurar um psicólogo?
Se você acha que é momento de procurar um psicólogo, provavelmente está passando por uma situação difícil de lidar. Por isso, atente-se a alguns sinais que demonstram que você precisa de ajuda:

    • Quando você se sente com um aperto no peito constante;
    • Quando você está sempre ansioso ou irritado sem motivos aparentes;
    • Quando você está sempre com o sentimento de cansaço;
    • Quando você procrastina, deixando tudo para fazer depois;
    • Quando começa a ter dificuldades nos seus relacionamentos, sejam pessoais ou profissionais;
    • Quando você tem dificuldade de se concentrar para fazer as atividades da sua rotina, assim como a falta de vontade de executá-las;
    • Quando você está com a autoestima baixa, e se isola do mundo;
    • Quando você tem crises de choro sem motivos aparentes;
    • Quando você tem um sentimento de tristeza contínuo.

A dúvida de quando procurar um psicólogo pode ser sanada ao perceber que situações como as citadas acima se tornam parte da sua vida, por isso, não tente lidar sozinho com situações onde você sinta medo, ou se sinta extremamente triste, angustiado ou ansioso. A gravidade de como isso pode te afetar pode ter um aumento constante, por isso busque esse apoio o quanto antes.

O psicólogo fará uma avaliação do seu caso, indicando a solução que te auxiliará no processo para lidar com esta fase. A ideia é que você possa se libertar desta frustração constante, entendendo a real causa desse sentimento, ao mesmo tempo que a supera e impede que se agrave.

Somente a terapia tem a capacidade de se aprofundar nos seus sentimentos de maneira correta, auxiliando você a retomar a capacidade de cuidar da sua vida, e de assuntos que antes te faziam mal, o que é chamado de processo de autoconhecimento. Uma vez que esses sintomas são vencidos, você encontrará desejo e sentido em viver bem.
 
Fale com o Diskardec!

Lembre-se: as suas dores não são maiores nem menores que as dos outros. Não importa o que está te fazendo mal ou lhe impedindo de viver bem, você deve se cuidar da maneira correta. Todos temos problemas e não precisamos carregá-los como um peso que não conseguimos aguentar.

Se você ainda está no processo de entender quando procurar um psicólogo e não vai adiante por medo ou vergonha, converse com a gente pelo chat.

Nós do Diskardec ficamos a disposição para ouvir o que você tem a dizer!