Blog

Pensamentos suicidas: de onde surgem e como prevenir?

Ao contrário do que se pensa, os pensamentos suicidas não surgem a partir de uma circunstância específica, são mais comuns do que nós imaginamos e são ocasionadas por um período de sensibilidade onde ocorre a descrença, em nível extremo, de que é possível sair daquele estado de morbidez para voltar a ser feliz.

Independente dos fatores que ocasionam os pensamentos suicidas em alguém, é importante que a pessoa tenha noção de que eles precisam ser substituídos por sentimentos bons e de esperança para que a situação se reverta. Na grande maioria dos casos, os pensamentos suicidas só passam a ter um impacto maior quando se tornam recorrentes e pouco a pouco evoluem para se tornar o estado normal da pessoa, que passa a realmente não ver mais saída para seus problemas, além de tirar a própria vida.

Independente do estágio , é importante que a pessoa procure ajuda, afinal, não querer aproveitar a vida, são indícios de que algo errado precisa ser ajustado, seja qual for o nível de complexidade ou tempo que será necessário para reverter a situação.
Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre o suicídio, entendendo suas causas, além de saber como encontrar ajuda!

 

O que é suicídio e de onde vem os pensamentos suicidas?

O suicídio trata-se diretamente do ato de tirar a própria vida, mas, para que ele ocorra, anteriormente existe a contribuição de diversos fatores, como a depressão, transtornos psicológicos, traumas emocionais e uso de substâncias tóxicas.

Ao longo da vida, conflitos internos são guardados conosco, e se não tratados, podem nos levar a tentativa de cometer suicídio. Alguns destes problemas são:


    • O bullying, que ocorre principalmente quando somos crianças e jovens gerando diversos tipos de trauma a partir das agressões verbais e até mesmo físicas;
    • Problemas com a perda, que envolvem desde a morte de familiares, até o término de um namoro ou casamento;
    • Os pensamentos suicidas também são causados por traumas emocionais, como ter sido vítimas de maus tratos ou ter sido abusado sexual ou psicologicamente;
    • O diagnóstico de doenças mais sérias e invasivas, como o HIV e câncer;
    • O uso abusivo de álcool ou substâncias ilícitas, utilizado como refúgio para os problemas, mas, que na maioria dos casos, torna a situação ainda pior;
    • A depressão, que é a principal causa de suicídios no mundo todo, já que leva a pessoa a ter somente pensamentos negativos, além de se sentir só e em nível profundo de tristeza.

 

Como identificar alguém com pensamentos suicidas?

Os pensamentos suicidas podem surgir através de diversos fatores como os citados acima, e dependendo da fase onde a pessoa se encontra, pode ser agravado por outros fatores, que podem ser realmente impactantes para a vida de alguém, ou então, apenas uma distorção do mundo real.

Se você se vê cercado de pensamentos suicidas ou então conhece alguém com um comportamento preocupante, existem maneiras de identificar a necessidade de procurar ajuda. Alguns deles são:


    • A falta de vontade de socializar;
    • A tristeza excessiva, que acaba atrapalhando o dia-a-dia da pessoa;
    • A perda de cuidados com a higiene e a falta de vontade de estar bem apresentável;
    • Começar a tentar lidar com todos os assuntos da vida que estão pendentes;
    • Se mostrar calmo depois de um momento de crises depressivas muito fortes;
    • E claro, fazer ameaças constantes de suicídio.

 

Qual é o melhor tratamento para pessoas com pensamentos suicidas?

Conforme mencionamos, cada caso tem a sua complexidade e níveis diferentes de dificuldade para serem tratados. Portanto, o melhor tratamento para pensamentos suicidas é o tratamento psicológico feito por profissionais, para que seja encontrada a raiz do problema e pouco a pouco, a pessoa volte a ter uma percepção positiva do mundo e perca o desinteresse pela própria vida.  


Se é você que precisa de ajuda, também temos algumas dicas:


    • Evite ficar sozinho, esteja sempre acompanhado de alguém;
    • Crie forças para compartilhar o que está sentindo;
    • Evite o uso de substâncias que afetem o seu humor e percepção da realidade;
    • Lembre-se: a sua crise é passageira e irreversível, independentemente de como ela te afeta agora;
    • Busque ajuda especializada.

O Diskardec existe para te auxiliar!

Se você chegou este artigo por se sentir vítima de um ou mais sintomas que causam os pensamentos suicidas, nós estamos aqui para lhe auxiliar. Nós entendemos que esse é um problema sério e nos preocupamos com você.

Ao lado direito da sua tela você encontra nosso chat, disponível 24h por dia, com pessoas preparadas para te ouvir.