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Saúde mental na pandemia: como cuidar da minha?

Saúde mental na pandemia é um assunto que, há pelo menos 1 ano e meio, faz parte do nosso dia a dia. E isso sem nem mesmo sequer falarmos em saúde mental.

Mas qual tem sido o peso da saúde mental na pandemia? Quais são as principais dores na hora de enfrentar essa questão?

Além de falar sobre o que é saúde mental, trazendo algumas dicas de cuidados, queremos te apresentar um “respiro” dentro dessas dificuldades: o DisKardec.

Nossa organização foi criada para ajudar pessoas como você, entre muitas que passam pelas mesmas dificuldades. E aqui você descobre como. Acompanhe!

 

O que é saúde mental?

Primeiramente, o que é saúde mental? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um estado de bem-estar em que a pessoa se utiliza das suas habilidades, se recupera do estresse rotineiro, é produtiva e contribui com sua comunidade.

Mas, para muito além de qualquer definição, é importante destacar que não se trata apenas da “ausência de transtornos mentais”, por exemplo.

Inclusive porque estamos falando também de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais que determinam a saúde mental.

E isso está muito relacionado ao nosso próximo tópico: a saúde mental na pandemia.

 

Como está a saúde mental das pessoas na pandemia?

Com certeza não precisamos te lembrar de tantos fatos pelo mundo e, principalmente no Brasil, que acompanhamos diariamente, há bem mais de 1 ano, certo?

Mas, no meio de tudo isso, como esteve e ainda está nossa saúde mental na pandemia? Ao menos entre os jovens, uma pesquisa feita pelo laboratório Pfizer aponta: 39% das pessoas entre 18 e 24 anos afirmam que sua saúde mental ficou ruim nesse período.

E, neste caso, falamos apenas de uma faixa da população. Você se enquadra nessa estatística? Ou representa outras faixas etárias  que também sentiram o impacto?

 

3 formas de cuidar da saúde mental

Agora que já entendemos esse conceito, inclusive da saúde mental na pandemia, conheça 3 passos que podem te ajudar a cuidar da saúde mental!

1. Pare e respire

Sim, isso pode ser muito fácil de dizer, e até pode remeter à ideia de meditação (o que para muitas pessoas ainda é uma grande dificuldade).

Mas, às vezes, pode ser de grande ajuda para a saúde mental apenas parar e respirar!

Pare e respire fundo: inspire pelo nariz e expire lentamente. Essa é uma maneira de sinalizar para o cérebro relaxar o corpo.

2. Mantenha uma rotina saudável

Veja: não estamos te pedindo para passar a correr 10 km diariamente, ou adotar uma dieta fitness do dia para a noite. Uma rotina saudável é feita de hábitos simples!

  • Tente acordar e dormir no mesmo horário todos os dias;
  • Faça refeições saudáveis em horários regulares;
  • Se exercite, com caminhada ou alongamentos por alguns minutos ao dia;
  • Faça intervalos entre as atividades na frente do computador ou celular.

E lembre-se, você não precisa fazer tudo de uma vez. Cuidar da saúde mental pode ser começar por apenas um desses hábitos. Tente!

3. Converse com outras pessoas

Sabemos que o contato tem se resumido muito mais ao online, sem a presença ou calor de outras pessoas. Mas, ainda assim, é importante saber que elas estão lá, certo?

Por isso, fale com pessoas com quem você confia, compartilhe do que você está sentindo.

Isso pode incluir amigos, familiares, colegas de trabalho, ou ainda o DisKardec! A seguir te explicamos como.

 

Fale com o DisKardec!

O DisKardec possui uma equipe de pessoas que, além de saber muito sobre saúde mental, estão prontas para te ouvir, acolher o que você está sentindo.

Basta clicar no ícone do chat que aparece no canto direto da sua tela para iniciar uma conversa. Ele fica disponível 24 horas por dia!

Você também tem a opção de falar conosco por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; ou pelo nosso telefone: (16) 3630-3232.
Conte com o DisKardec para cuidar da sua saúde mental. Você não está sozinho(a)!