Blog

Insegurança no relacionamento – Saiba identificar o ciúme e o medo no seu relacionamento

Quando amamos muito alguém, o principal medo que paira sobre nossos pensamentos é o medo de perdê-las, situação que acontece com diversos casais, em diversos níveis do relacionamento. Mas, ao mesmo tempo em que este é um sinal que demonstra que você se importa com seu parceiro, este também pode ser um sinal de um nível extremo de insegurança, que pode levar o relacionamento a uma situação crítica e um possível término.

A construção de um relacionamento é uma tarefa complexa, onde há a necessidade de que ambas as partes trabalhem para se encontrar nas coisas em comum, e façam sacrifícios  e acordos diante daquilo que os diferenciam, afinal, é esta adaptação que levará o casal  a um relacionamento com mais plenitude.

A insegurança no relacionamento se torna parte normal deste processo, assim como a angústia, incertezas, tristeza, decepção e dúvidas, que são importantes em um primeiro momento, pois leva o casal a se ajustar em busca da alegria, das conquistas e do prazer em conjunto.

É importante reforçar que construir uma relação com alguém não significa estar em um trajeto linear, afinal, a insegurança no relacionamento pode existir mesmo anos depois de casados. Entretanto, uma pessoa que se apega mais a essas inseguranças do que a parte boa de estar com alguém, acaba deixando de lado o real motivo de compartilhar uma vida em conjunto, transformando novamente o seu vínculo afetivo em uma relação cheia de dúvidas, medos e um afeto superficial, levando a momentos turbulentos e consequentemente, na maioria das vezes, ao fim da relação.  

Se você está passando por um momento de insegurança no seu relacionamento, é importante entender que está tudo bem, pode acontecer com você ou a sua pessoa parceira. Para você chegou ao nosso texto sinta-se privilegiado, afinal, você está buscando meios de entender por que está em preso a esta situação e provavelmente quer revertê-la.

Por isso, para entender o que leva a estes momentos de insegurança, é importante entender por que temos ciúmes e como ele pode nos levar a esta situação complicada.

Afinal, por que sentimos ciúmes?

Uma das maiores causas de insegurança no relacionamento é o ciúmes, que nada mais é, nossa mente manifestando o medo de perder alguém que amamos, através de pensamentos e sentimentos ruins, que nos levam a acreditar que existem motivos para que alguém ou alguma situação nos roube a pessoa amada.

Quando sentimos ciúme, vários sentimentos surgem levando a diversas reações, como controlar a vida do parceiro, ficar irritado constantemente com atitudes banais, ser agressivo com pessoas que você vê como “competição”, além da constante punição ao parceiro por acreditar que ele está agindo a fim de corresponder à outra pessoa. Infelizmente, na maioria dos casos, o ciumento não se dá conta de que está agindo desta forma, ele acredita que estava fazendo o que é necessário para manter a pessoa amada por perto.

Por que perder alguém que amamos é um pensamento tão intenso?

Nós temos medo de perder quem amamos por várias razões. Nem todas estão relacionadas ao ciúme, mas podem levar a ele. Algumas delas são a falta de autoestima, o desejo de se prevenir do sofrimento causado pela perda, e a insegurança do relacionamento que pode estar em você mesmo ou projetada em seu parceiro.

Quando esses sentimentos não são tratados, a pessoa insegura deixa de aproveitar a parte boa da sua relação para viver uma constante dúvida, que a impede de viver o presente e a deixa em constante estado de medo, passando a afetar também o seu parceiro.
Esta análise também é valida para relações não conjugais, como a relação com nossa família e amigos, e para todas elas a regra é a mesma: quando você deixa de aproveitar o momento, está levando o seu pensamento para um lugar cheio de dúvidas sob o outro, que nunca poderá responder sozinho.

O que fazer se estou com insegurança no meu relacionamento?

O primeiro passo é entender de onde esta insegurança vem. Nunca descarte a possibilidade de que o seu medo é reflexo da ação do outro, mas, é importante entender a raiz do seu problema.

Ter autoconfiança nesta situação é de muita valia, afinal, só ela vai permitir que você identifique se está sendo uma boa pessoa para o outro, assim como, só ela irá permitir que você dê término a uma possível situação que realmente está te desgastando.

Por isso, o primeiro passo é estar bem consigo mesmo. Procure uma ajuda profissional que irá guiar o seu pensamento para o lugar correto. O segundo passo após compreender seus sentimentos, é compartilhar com o outro como você se sente e contar com o apoio para a sua melhora. E o último passo, é trabalhar para eliminar esse vício de pensamentos inseguros, que provavelmente nunca irão ter fim, mas, com certeza deixarão de ser a parte mais importante dos seus relacionamentos e passarão a se tornar um fator positivo, que te lembrará de ter mais confiança, mais autoestima e consequentemente mais segurança nas suas relações.

Se você está num momento complicado do seu relacionamento e não sabe como agir, nós estamos à disposição para trocar uma palavra de conforto. Venha conversar conosco pelo bate-papo.