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História do atendimento telefônico (parte 3)

O Diskardec surgiu em 1984 pela sensibilidade, esforço e perseverança de um grupo de jovens espíritas que já haviam fundado em 1979 o CVV de Ribeirão Preto e o Centro Espírita Aprendizes do Evangelho em 1981. Estes jovens sentiram a inspiração para a criação de um trabalho de apoio emocional humanitário com características religiosas. O nome DISKARDEC foi sugerido pelo então jornalista Valentim Lorenzetti (jornalista do jornal Folha de São Paulo, escritor espírita e um dos fundadores do CVV em São Paulo).

Entre 1984 e 1989 o Diskardec funcionou a título de experiência tornando-se, então, pessoa jurídica e constituindo-se em uma sociedade civil, religiosa, filantrópica, cultural, sem fins lucrativos e mantida pelos voluntários. Em 1991 filiou-se à USE Intermunicipal de Ribeirão Preto, em 1992 registrou sua logomarca e no ano de 2000 foi reconhecida como de utilidade pública municipal (Lei Municipal 8.977/2000).

Inicialmente instalado na rua Dr. Loyola, na Vila Tibério, junto ao Centro Espírita Aprendizes do Evangelho, o Diskardec iniciou o trabalho de atendimento telefônico em um corredor simples dessa casa espírita. Posteriormente mudou-se para uma sala do edifício Padre Euclides na rua Visconde de Inhaúma e então para uma sala localizada dentro de uma farmácia na rua Padre Anchieta, cedida por voluntários. Com a construção da nova sede do Centro Espírita Aprendizes do Evangelho, na rua Machado de Assis, 260, foi convidado a ocupar uma sala e ali manteve suas atividades até 2007, quando finalmente muda-se para sua sede própria, na rua Machado de Assis, 169, onde permanece até hoje.