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História do atendimento telefônico (parte 2)

Em 1953 Chad foi nomeado para a paróquia de St. Stephen em Londres e ali ele fundou OS SAMARITANOS baseado na idéia de que uma pessoa comum, após receber um bom treinamento, poderia atender pessoas em crise oferecendo um ouvido carinhoso. Nasceu, assim, o serviço de atendimento telefônico confidencial destinado a ouvir quem precisa conversar ou, nas palavras do próprio Chad: “um telefone de emergência para os suicidas”.

Assim são “Os Samaritanos” – pessoas dispostas a ouvir, pessoas que não tem conselhos para dar, mas tem a si mesmas para dar. Pessoas que não estão preocupadas com um problema de seu próximo, mas estão preocupadas com o próximo integralmente, como uma pessoa e não como apenas mais um caso dentre os numerosos problemas da humanidade.

A idéia correu o mundo e serviços semelhantes foram surgindo em toda Europa. Na Itália fundou-se o Telefono Amico, na França o S.O.S. Amitié, na Espanha o Esperanza, na Alemanha o Seelsorge, em Bruxelas o Accueil e no Brasil o CVV- Centro de Valorização da Vida.

O CVV foi fundado em 1962 em São Paulo por um grupo de voluntários. Em 1970 foi estabelecido o primeiro posto do CVV fora de São Paulo (em Porto Alegre) e em dezembro de 1972 foi iniciado o atendimento 24 hrs. Posteriormente, em 1973, o CVV foi reconhecido como entidade de utilidade pública federal pelo decreto lei nº 73.348/1973.

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